Notícias
SOBECC 2019: Ana Miranda realiza palestra gratuita sobre rastreabilidade na CME
Informações centralizadas, capacidade de recuperação do histórico e controle de estoques e insumos, com localização de itens através de dados registrados, são algumas das funções de um sistema de Rastreabilidade para Central de Material e Esterilização (CME). No dia 5 de setembro, às 16h30, Ana Miranda, diretora executiva do NasceCME Group, realizará palestra sobre a importância de um sistema com essas características na gestão e na redução de custos da CME. O encontro acontecerá durante o 14º Congresso da SOBECC, no auditório 8.Referência nacional em CME, Ana Miranda é convidada da Santalmas para discutir, de forma ampla, como um software de rastreabilidade auxilia na esterilização de instrumentais, otimiza processos em uma CME e garante o cumprimento das proposições das RDCs, além de reduzir custos. A palestra “Sistema de rastreabilidade: tecnologia aplicada à gestão e à redução de custos na CME” é gratuita, e as inscrições podem ser feitas de forma antecipada aqui.
Além da palestra, a Santalmas estará presente na Feira Tecnológica, no estande 62, Hall Lateral Esquerdo, com as melhores soluções em CME. A SOBECC 2019 acontecerá entre 3 e 6 de setembro, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
CME 4.0
Além de comprovar que o processo de rastreabilidade favorece a gestão de materiais, Ana Miranda mostrará que o sistema funciona como redutor de custos. “Quando informatizamos os processos, temos uma resposta melhor. A proposta da tecnologia e do sistema de gerenciamento da informação é simplesmente ter todos os dados centralizados. Como resultado, podemos compartilhá-los de maneira simples sempre que necessário. O sistema facilita, inclusive, o formato de anotação, que, hoje, é manual. Ele anota tudo como descritivo, e os dados estarão disponíveis sempre que necessário. Outra vantagem é o acesso do profissional com senha individual, aumentando o nível de atenção da equipe”, afirma a especialista.
A profissional complementa: “Com o sistema, é possível observar onde está determinado material, sem a necessidade de ter que procurá-lo nos locais em uma situação de urgência. Do mesmo modo, é possível saber a quantidade de instrumentos, auxiliando no processo de compra. Essa vantagem pode gerar uma economia relevante para o administrador”.
Antenada à tecnologia 4D, a especialista também citará a evolução em sua palestra. “Fiz um paralelo entre o 4D e a central de materiais, visando à qualidade e à racionalização de custos. A tecnologia permite ter os dados da prestação de serviço prontos para serem apresentados, caso sejam questionados. Por exemplo, em um caso de infecção em uma unidade de saúde, conseguimos rastrear os dados do processo. Tudo isso de forma rápida e segura, podendo, ainda, entender a falha do serviço e atuar corretamente.”
Referência nacional em CME
Ana Miranda é especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese e pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Unifesp. É autora do guia “Limpeza sobre Materiais Cirúrgicos Complexos” e do livro “Teoria e Prática na Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico”. Além disso, é presidente executiva do Portal NasceCME e da Revista NasceCME Magazine.