Notícias
SIRES: eleve sua CME ao 4.0
O Software Integrado para Rastreabilidade e Esterilização (SIRES) foi desenhado para ser prático e funcional, ao mesmo tempo em que oferece avançadas soluções tecnológicas na área da saúde. A função da ferramenta é realizar, dentro da Central de Material e Esterilização (CME), a rastreabilidade dos instrumentais, equipamentos e processos de limpeza, desinfecção e esterilização.
Além da rastreabilidade, em conformidade com as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) vigentes da ANVISA, o SIRES reúne funções estendidas aos setores: Engenharia Clínica, Centro Cirúrgico, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Hotelaria, Lavanderia e quaisquer outros que possuam algum tipo de armazenamento intermediário ou satélite.
O software faz o controle e o acompanhamento de todas as etapas de esterilização, da recepção à distribuição. Nesse processo, está incluso o armazenamento das informações do procedimento cirúrgico onde o material foi utilizado, contendo dados como nome do paciente, médico, procedimento e outros conteúdos relevantes para eventual consulta.
Possibilidades de utilização
O SIRES é completo e fornece possibilidades de utilização que conferem precisão, confiabilidade e segurança. As telas do sistema são projetadas para minimizar o trabalho na alimentação dos dados e maximizar a atenção dos usuários.
Durante o processo, os pontos divergentes ou de alerta são sinalizados, bem como as necessidades de realizar manutenções preventivas ou testes de validação.
Dados e imagens são armazenados para garantir transparência na acreditação do hospital. Com isso, há a redução de uso e do acúmulo de papel que não seja realmente necessário ou exigido por lei.
O gerenciamento de materiais deixados por terceiros, como os kits de propriedade dos médicos ou disponibilizados de forma consignada por empresas parceiras, também é possibilitado. Por fim, o SIRES é preparado também para o processo de terceirização da CME por outras unidades ou clínicas conveniadas.
Algumas funcionalidades do SIRES
- Processos projetados para uso em telas touchscreen;
- Identificação de instrumentais por vídeo e por partes, evitando a troca;
- Gestão de estoque de instrumentais e insumos;
- Telas de gestão (dashboards) que agilizam e facilitam a leitura das informações necessárias para a tomada de decisões;
- Montagem e gestão de kits por especialidade;
- Gestão da fila de processos por equipamento;
- Levantamento de tempo e de custo de processo;
- Gestão da fila de uso de kits e instrumentais alinhados com o mapa cirúrgico;
- Uso de inteligência artificial nos processos;
- Gestão de produtividade, seja por operador ou por equipamento;
- IOT (Internet of Things), que possibilita a ligação do SIRES com equipamentos habilitados;
- Conectividade com outros softwares;
- Portabilidade, que possibilita a consulta por meio de aplicativo em smartphones e tablets;
- Suporte e treinamentos diferenciados.
A Santalmas está apresentando o software em diversos eventos nacionais relacionados ao tema, através de palestras ministradas por profissionais referências em CME e rastreabilidade, como Ana Miranda (NasceCME) e Teresinha Neide (Hospital Geral de Fortaleza).
Solicite aqui uma demonstração ao vivo do SIRES!